Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DIRETO DA REDAÇÃO

E.M. Nossa Senhora de Fátima e Projeto ASCEL encantam o Desfile Cívico da cidade!


No feriado de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, do bairro Monte Castelo, apresentou seu desfile cívico no centro da cidade.
Um desfile grandioso, como em todos os anos, foi apresentado a todos que compareceram a Praça São Sebastião, que não se preocuparam nem com o sol escaldante. E este ano, além da presença dos pelotões da escola, que lembraram do meio ambiente, fauna e flora, a escola ainda contou com um pelotão da oficina de jazz do Projeto ASCEL, que juntamente com o pelotão das bandeiras (abertura) e a Bateria Monique Couto, iluminou o desfile da escola.
As meninas do jazz, em sua primeira apresentação fora do projeto, mostraram que estão preparadas, com a bela apresentação de fitas que foi organizada pelas instrutoras voluntárias Bel e Thais.
A direção, professores, funcionários e alunos da escola estão de parabéns pelo que foi apresentado no desfile, mostrando a força de uma ótima organização.


POR: Antonio Lasnor

DIRETO DA REDAÇÃO

1ª AFRO FEST

O Jornal da Comunidade vem informar que nos dias 20, 21 e 22 de novembro estará realizando, em parceria com o Projeto ASCEL, a 1ª Afro Fest. O evento terá desfile e escolha da mais bela negra do bairro Santa Terezinha, apresentação das oficinas de dança e esporte do Projeto ASCEL e uma sensacional ação comunitária realizada pelo JC. Assim os barraqueiros interessados em alugar o ponto na festa devem procurar o Marquinhos, diretor do JC, ou a Rosilaine, vice-coordenadora do Projeto ASCEL, para mais detalhes. As meninas que quiserem desfilar devem pegar a ficha de inscrição com a Rosilaine. Mais detalhes podem ser adquiridos nas terças, sextas e sábados das 18 h às 19h e 30m no pátio da E.M. Maria das Graças Vieira, ou na casa dos organizadores do evento, citados acima.
POR: Redação

DICAS DO DR. IDELOUKO

ARREGAÇANDO AS MANGAS


Olá a todos os meus amigos leitores! Estou aqui muito feliz e triste ao mesmo tempo, feliz porque no dia 25 de setembro comecei a percorrer as ruas do bairro Santa Terezinha e fui recebido muito bem pelos moradores. Muita festa, animação e até conquistei mais namoradas! Mas estou triste porque a situação que encontrei não é nada das melhores: buraco e lixo nas ruas.
No cruzamento das ruas São Salvador e São João, existe um buraco aberto à meses, graças ao SAAETRI pra variar, que está prejudicando e muito os motoristas de carros, caminhões e ônibus no local. Por ser uma das principais ruas do bairro, há um fluxo de veículos muito grande, e com isso o buraco vai piorando com o passar dos dias.
Outro problema grave é no cruzamento das ruas Contorno e Bahia, próximo à entrada de uma importante fábrica da cidade, e na entrada do bairro, que é o lixo. No local existem dois latões que são usados por moradores próximos, inclusive moradores da Rua Niterói, aonde o caminhão do lixo não vai, para depósito de lixo.
Mas não só os moradores de perto depositam o lixo no local, mas também pessoas que se deslocam de ruas bem distantes, da parte alta do bairro, para colocar seus detritos no local. Só que esse não é o problema maior, o grande erro é que as pessoas não jogam seu lixo dentro dos latões, mesmo com os mesmos vazios, ocasionando em uma bagunça total já que cachorros e cavalos de rua se alimentam desse lixo. Além disso, gostaria de pedir aos proprietários de animais como cavalos e cachorros para prender e cuidar bem dos seus animais e não deixa-los revirando lixo pelas ruas.
E voltando ao assunto inicial, alô SAAETRI eu não esqueci não hein! Vê se apareçam para tampar os buracos que vocês abriram no bairro há meses, e até anos, e que até hoje não arrumaram viu. Eu vou ficar de olho hein!!

POR: Dr. Idelouko

NOTÍCIAS DO BAIRRO SANTA TEREZINHA

Gripe Suína vira tema de passeata!

Em nossa cidade a Influenza A H1N1 não chegou com tanto impacto como em outras cidades da região, mas não é por isso que devemos relaxar para essa doença tão perigosa.
Foi por isso que no dia 19 de setembro, aproveitando o sábado letivo, que a professora Nádia Dantas da Silva realizou, na Escola Municipal Maria das Graças Vieira, a culminância do Projeto sobre a Gripe Suína (Influenza A H1N1), com uma passeata pela rua da escola que contou com a participação dos alunos do 6º e 7º anos. Esteve presente também a diretora da escola Meire Ferreira da Silva.
Os alunos levaram para as ruas, cartazes com dicas de prevenção e combate a nova gripe, com muita animação.

POR: Antonio Lasnor

RECADOS COMUNITÁRIOS

CATEQUESE DE PREPARAÇÃO
Já estão abertas as inscrições para próxima turma de catequese da Capela de Santa Terezinha. As crianças interessadas podem procurar a Maria na Avenida Jorge da Costa Soares, próximo a capela do bairro Santa Terezinha. As aulas terão início em outubro, aos sábados, às 16 horas no salão da Capela de Santa Terezinha.
POR: Antonio Lasnor

É BOM SABER

PEC dos vereadores é aprovada na câmara dos deputados!

A Proposta de Emenda Constitucional, que restabelece o número de vereadores nas Câmaras Municipais de acordo com o número de habitantes de cada cidade, foi aprovada no último dia 22 de setembro pela Câmara dos Deputados. Como também teve aprovação no Senado a Proposta vai à promulgação. Assim, mais de 7 mil suplentes de vereador em todo o país poderão recompor as Câmaras Municipais.
O deputado estadual Raleigh Ramalho, que sempre apoiou o movimento dos suplentes, esteve em Brasília acompanhando a votação da PEC e solicitando aos deputados federais voto favorável à causa dos suplentes. Paralela à PEC dos Vereadores foi votada outra Emenda Constitucional, a que reduz o repasse para as Câmaras Municipais, sendo assim, o aumento no número de vereadores não acarretará custos para as Prefeituras.
A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro sediou três reuniões com os suplentes do estado. Promovidos pelo deputado Raleigh Ramalho, esses encontros serviram para organizar e fortalecer o movimento dos suplentes. A ultima reunião foi realizada em 31 de agosto, dez dias antes da primeira votação da PEC. “Essa recomposição das Câmaras é projeto totalmente voltado para as comunidades. O vereador está mais próximo do eleitor, presenciando a realidade de seu município. Por isso, o aumento de vereadores ajudará a suprir as necessidades das cidades com mais precisão e agilidade”, afirmou o deputado Raleigh na ocasião.

Colaborou: Kátia Sousa

COMUNIDADE MARCIAL CHINESA

O Templo de Shaolin (CORPO DO WUSHU)

É impossível falar de kung fu sem falar do templo de Shaolin, pois foi através dele que o kung fu foi desenvolvido e difundido no mundo.
Na China antiga havia alguns templos mais falados na história do kung fu:
HOZAN - O templo do centro da China foi onde firmou e desenvolveu a arte marcial.
FUKIEN – Provavelmente construído na mesma época do templo de Hozan, ele serviu como quartel general na época em que o templo de Hozan estava sendo atacado em 650 A.C.
KWANGTUNG – Famoso templo do sul por seu grande arsenal de monges guerreiros, foi construído em meados de 1700 D.C.. Era um templo privilegiado por ter visão para o oceano perto de Shangai.
WUTANG – Se localizava pero da cidade de Wutang, uma área politicamente estável e onde muitos monges mercenários treinaram como Bok Lei, Hung Si, Bok Mei.
MEI SHAN – O templo era famoso por conter a maior biblioteca de medicina da época e era onde ficavam os maiores mestres do Taismo daquela época. Localizava-se no norte da China, numa área inacessível da província de Szechuan, ambos templos de (hozan, funkien, kwangtung, wutang). Os monges que saiam do templo tinham em seus braços tatuagens feitas a ferro quente do tigre e do dragão em respectivos braços.
POR: João Luis – Sifu (professor)

Novo endereço da Escola Cristã Leão do Oriente de Kung Fu - Tel: (24)22513561 (24) 88017865
Rua Guilherme Bravo 191 (fundos) Cidade Nova – Três Rios/RJ - Aulas Manhã / Tarde / Noite

NOTÍCIAS DO BAIRRO SANTA TEREZINHA

TEREMOS UM REPRESENTANTE!

Foi aprovada a PEC 336, que repõem a representatividade no legislativo em todo o Brasil.
Com isso nós das Comunidades de Santa Terezinha e Monte Castelo ganharemos um representante que mora no bairro, pois com esta aprovação desta PEC, o amigo CLECINHO assume
uma cadeira na Câmara de Vereadores, e com isso teremos um representante que é de fácil acesso para levar nossas reivindicações ao Prefeito Vinícius Farah.
Esta PEC virou Lei em 24 de setembro de 2009 depois de promulgada pelo o Congresso Nacional, e publicada no Diário Oficial da União.
Aguardamos ansiosos os próximos dias, pois o futuro Vereador CLECINHO deve tomar posse.
ATENÇÃO CLECINHO: Nós estaremos presentes e esperançosos pelo seu mandato!

POR: Redação

ESPAÇO - PROJETO ASCEL

Se inscreva nas oficinas de CROCHÊ e FLORES ARTESANAIS do nosso projeto. Procure um dos coordenadores na E.M. Maria das Graças Vieira as Terças, Sextas e Sábados, das 18h às 19h e 30m.

JC PRGUNTA!?

A partir deste mês o Jornal da Comunidade destinará este espaço para você amigo leitor mandar sua pergunta ou dúvida para qualquer entidade ou órgão de seu interesse!
E para inauguração da coluna o JC quer saber:
O bairro Santa Terezinha precisa de melhorias urgentes e aonde foi parar a Associação de Moradores do bairro? E o seu presidente?
Mande sua pergunta ou dúvida para nós através do e-mail:
contato.jc@hotmail.com
Ou por carta:
Rua Salvador, 92 – Sta Terezinha

FIQUE POR DENTRO!

Projeto ASCEL faz a'cabeça' das pessoas!

O Projeto ASCEL está a cada dia se tornando referencia na cultura, no esporte e no lazer no bairro Santa Terezinha e toda a região, exemplo disso estão sendo as “modas” lançadas pelo projeto pela cidade. As oficinas de cachecol, pintura e fuxico estão fazendo a cabeça de todos, literalmente.
Por onde andamos, podemos encontrar cachecóis pendurados no pescoço das pessoas e fuxicos enfeitando a cabeça das garotas. Isso mostra o quanto o Projeto ASCEL está ajudando no incentivo à cultura e na arrecadação de renda extra para os membros da comunidade que participam das oficinas.
A cada mês que passa novas oficinas vão surgindo e a comunidade vai ganhando novas fontes de renda além de conhecer novas técnicas artesanais existentes. Assim o projeto ainda informa que está recebendo doações de latas de tinta, de 20 litros, para a elaboração e criação da nova oficina que surgirá em breve. Qualquer outro tipo de doação também é bem vinda. Aguardamos a sua doação e visita!

POR: Comunicação Projeto ASCEL

DIRETO DA REDAÇÃO

ERRATA
Na última edição o JC publicou, nos agradecimentos aos patrocinadores do 1º Festival de Inverno, erradamente o nome do Edinho do Coco com duas letras “c” e esqueceu de publicar o nome do nosso amigo Marquinhos da Rua São Salvador, que também ajudou na realização do evento. O JC pede desculpas pelo erro cometido!
POR: Redação

É BOM SABER

Participe da nossa comunidade no orkut, digite o link:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=41554807
na barra de navegação do seu navegador e participe das enquetes e fóruns feitas pra você!
Acesse também o nosso blog e confira as nossas notícias on-line:
www.jornaldacomunidade.blogspot.com
Mande também sugestões de matérias, elogios ou reclamações para o nosso e-mail:
contato.jc@hotmail.com

NOSSA LÍNGUA

ORTOGRAFIA: Emprego das letras (continuação)
EMPREGO DAS LETRAS

Emprega-se a letra j:
- Em palavras derivadas de outras que já tenham j.
Ex: laranja – laranjeira
- Nas formas dos verbos terminados em –jar e –jear.
Ex: esbanjei (esbanjar) - gorjeia (gorjear)
- Em vocábulos de origem ameríndia (sobretudo tupi) ou africana.
Ex: pajé
- Em palavras de origem latina.
Ex: majestade

Emprega-se a letra g:
- Em vocábulos formados pelo sufixo -gem.
Ex: ferrugem
Exceções: pajem, lajem, lambujem, micajem
- Em vocábulos terminados em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio
Ex: refúgio
- Em vocábulos derivados de outros já grafados com g.
Ex: ungir – ungido

Emprega-se a letra ç:
- Em palavras da mesma família, se encontrar um t, a ele corresponderá um ç.
Ex: exceto - exceção
- Em substantivos ou verbos primitivos que apresentem nt no radical, os derivados serão grafados com ç.
Ex: cantar - canção
- Em palavras de origem indígena ou árabe.
Ex: miçangas
- Após ditongos.
Ex: feição
- Com o sufixo –aço.
Ex: golaço

Emprega-se a letra ss:
- A ced ou sed corresponderão cess ou sess em palavras da mesma família.
Ex: ceder - cessão
- A gred corresponderá a gress.
Ex: agredir - agressão
- A prim corresponderá press.
Ex: oprimir - opressão
- A mit corresponderá miss.
Ex: demitir - demissão
- Em palavras primitivas que apresentarem um s, na derivada teremos ss (quando acompanhada de prefixo).
Ex: sentir - pressentir.
POR: Nádia Dantas da Silva – E.M. Maria das Graças Vieira

sábado, 5 de setembro de 2009

NOTÍCIAS - BAIRRO SANTA TEREZINHA

JC GANHA FESTA DE ANIVERSÁRIO EM GRANDE ESTILO!


Pela primeira vez em três anos o JC resolveu comemorar o seu aniversário em grande estilo, e programou uma super festa para a população.
Assim, nos dias 22 e 23 de agosto todos puderam prestigiar o evento que teve a parceria do Projeto ASCEL, que é uma iniciativa do JC, e da E. M. Maria das Graças Vieira, que cedeu o espaço para a realização do evento.
A animação foi total com os Djs Carlão e Jhony do Castelo. As apresentações das oficinas de balé, jazz e dança de rua do Projeto ASCEL, no sábado, encantaram a todos e além disso os grupos de dança Fênix e Black Inside, contagiaram a todos na quadra da escola.
No domingo, todos puderam saborear o delicioso almoço beneficente ao Grupo Mulheres Guerreiras de Santa Terezinha, da oficina de artesanato do Projeto ASCEL e a partir de 13 horas iniciou-se no pátio da escola, a exposições dos produtos confeccionados por elas. Além da exposição do artesanato, houve também a exposição dos produtos do Grupo Maria das Artes, já famoso aqui na cidade e em todo o Brasil. A Pastoral da Criança também marcou presença informando e auxiliando as mães e o INSS realizou o auxilio com contagem de benefícios e informação sobre outros serviços prestados pelo o órgão. A comunidade ainda pode conhecer pessoalmente o Dr. Idelouko, um boneco criado por nós que irá, a parir desse mês, correr a região procurando irregularidades, com a sua ajuda. Na quadra, foi realizado um amistoso com as crianças da oficina de futebol do Projeto ASCEL e times locais. Houve também apresentação de capoeira com os grupos do Projeto ASCEL e da Obra Social Madre Palmira Carlucci. Em seguida o Grupo Black Inside se apresentou novamente, seguindo os pedidos da população, e finalizando, a oficina de kung fu do Projeto ASCEL se apresentou juntamente com os alunos da Escola Cristã Leão do Oriente, da Cidade Nova.
Foi uma festa para toda a família, além disso, o Jornal da Comunidade agradece desde já a presença do 38º Batalhão que constatou a ordem no evento.

POR: Antonio Lasnor

DIRETO DA REDAÇÃO

AGRADECIMENTO!

O Jornal da Comunidade agradece a todos que compareceram e prestigiaram o evento realizado para comemorar os seus três anos. Além do público presente o JC agradece também a todos os patrocinadores da festa: Clecinho, Dep. Est. Raleigh Ramalho, Mercado Boa Vista, Mercearia do Evando, Bar do Carlos, Edinho do Cocco, Agroferragens, Padaria A Casa do Pão, Bar da Zezé, Jack Utilidades, Espaço M, Hipermercado Bramil e RM Informática (que também cedeu o espaço para a equipe do INSS realizar os seus serviços no evento). O JC agradece também ao apoio do Projeto ASCEL, da Escola Municipal Maria das Graças Vieira, do Bar do Joel, do Tião Bermuda, da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Educação, Guarda Municipal, da Transa Transporte Coletivo, do 38º Batalhão da Polícia Militar, da Pastoral da Criança, do grupo Maria das Artes e do INSS.
Nós da equipe do JC, estamos imensamente agradecidos pelo total apoio de todos nesse evento tão importante para nós.
POR: Redação

DICAS DO DR. IDELOUKO

Dr. Idelouko faz Sucesso!


Olá amigos leitores, nesta edição estou muito feliz pelo carinho que recebi na super festa do JC. Depois de tanto tempo escrevendo para esse já tradicional jornal, resolvi aparecer em público e estou satisfeito pelo grande sucesso que fiz. Muitas sugestões, elogios e principalmente reclamações
foram deixadas em meu caderno e você poderá conferir nas próximas páginas desta edição, e com essas reclamações eu estarei começando a ir até o local mencionado e constatar a veracidade da informação para cobrar dos órgãos responsáveis uma solução imediata.
Mas voltando ao assunto inicial, estou feliz pelos amigos que conheci já, a vice-coordenadora do Projeto ASCEL Rosilaine, o líder da Pastoral da criança Luiz Mário, a instrutora de artesanato Fátima, a merendeira da escola Luzia e a diretora Meire. Fui paquerado também diversas vezes, também um galã do meu porte ninguém resiste, estive rodeado o tempo todo pelas garotas, tiramos fotos e tudo mais. As crianças também se encantaram comigo, me abraçaram, tiraram fotos e até queria me levar para a casa delas! Como estava com suspeita de gripe suína estava de máscara, mas espero estar melhor em alguns dias.
Mas assim que é bom! Esse calor humano, essa alegria da comunidade em ver e reconhecer o esforço realizado pela direção deste jornal e pela coordenação do Projeto ASCEL e melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Estou partindo por aqui, mas estou a disposição para o que precisarem, podem me procurar na sede do JC a Rua São Salvador, 92, bairro Santa Terezinha ou pelo e-mail: contato.jc@hotmail.com, espero seu contato, não se acanhe denuncie o que você acha que é errado e eu irei até lá para verificar o que pode ser feito e onde podemos cobrar.
Um abraço e até a próxima edição!!

POR: Dr. Idelouko

FÉ SEM FRONTEIRAS

A Árvore GIGANTESCA!

“Um carpinteiro e seus auxiliares viajavam pela província de Qi, em busca de material para construções. Viram uma árvore gigantesca; cinco homens de mãos dadas não conseguiam abraçá-la, e seu topo era tão alto que quase tocava as nuvens.
-- Não vamos perder nosso tempo com esta árvore - disse o mestre carpinteiro. - Para cortá-la, demoraremos muito.
Se quisermos fazer um barco, ele afundará, de tão pesado o seu tronco. Se resolvermos usá-la para a estrutura de um teto, as paredes terão que ser exageradamente resistentes.
O grupo seguiu adiante. Um dos aprendizes comentou:
-- É uma árvore tão grande e não serve para nada!
-- Você está enganado -- disse o mestre carpinteiro - Ela seguiu seu destino à sua maneira. Se fosse igual às outras, nós já a teríamos cortado. Mas porque teve coragem e ser diferente, permanecerá viva e forte por muito tempo.
Demonstração de Fé
Vamos até a montanha onde Deus mora?
Comentou um cavaleiro com seu amigo.
Quero provar que ele só sabe pedir e nada faz para aliviar o nosso fardo.
Pois vou para demonstrar minha fé - disse o outro.
Chegaram os dois à noite no alto do monte e escutaram uma voz na escuridão:
"Encham seus cavalos com as pedras do chão!”
Viu - disse o primeiro cavaleiro - depois de tanto subir ele ainda nos faz carregar mais peso. Jamais obedecerei.
O segundo cavaleiro, homem de fé, fez o que a voz dizia. Quando terminaram de descer o monte a aurora chegou e os primeiros raios de sol iluminaram as pedras que o cavaleiro piedoso havia trazido. Eram diamantes puríssimos. As decisões de Deus são misteriosas, mas estão sempre a favor daqueles que o amam.
Há momentos em nossas vidas em que realmente fica difícil enxergar desta forma, pois o fardo se torna tão pesado que parece impossível achar a saída. É inacreditável as coisas que acontecem quando deixamos de lado o medo, a impaciência e passamos a cultivar a Fé e ouvir a voz de Deus."
FONTE: Josane Matos – por e-mail.

DICAS DO DR. IDELOUKO

RECADINHOS DA COMUNIDADE!

“Moradores da Rua São Salvador pedem as autoridades que olhem por eles. Todos são humanos e merecem ter pelo menos uma rua descente e coleta de lixo.”
Anônimo

“Lixo nas ruas não pode!”
Larissa Lourenço

“A Travessa Murilo está precisando de asfalto a anos.”
Sinéa

“Pedimos ao Secretário de Educação a 7ª e 8ª série na Escola Municipal Maria das Graças Vieira.”
Marli Cordeiro

“Falta policiamento!”
Jéssica Lourenço

“Só tenho a parabenizar a todos que organizaram o 1º Festival de Inverno, em especial o Marquinhos.”
Selma e Rondi

“Sujeira na rua, tome conta porque é propriedade sua. Obrigada por ter me
escutado!”
Lisandra Lourenço

NOTÍCIAS - BAIRRO SANTA TEREZINHA

Buraco as vésperas de completar 1 ano!


Os moradores da parte alta do bairro Santa Terezinha sofrem desde meados do ano passado com um problema que preocupa a todos e que é “normal” na cidade: buraco.
No local onde as ruas B, A, Santa Catarina e Mato Grosso se encontram existe um buraco com cerca de 25 metros de comprimento e 1,5 metros de largura, que acaba
prejudicando os motoristas de carro, caminhões e do ônibus, já que no local existe uma parada de embarque e desembarque de passageiros. A poeira no período seco e a lama na época das chuvas tiram o sono de todos e prejudica quem tem alergia.
Em setembro do ano passado uma escora foi colocada no local para a realização de um comício do atual prefeito Vinícius Farah, mas depois disso mais nada foi feito para a manutenção das ruas de nosso bairro.
A comunidade e o JC pedem ao atual prefeito para que soluções sejam tomadas o mais rápido possível porque esperar até a próxima campanha eleitoral vai ser esperar demais!

POR: Redação

RECADOS COMUNITÁRIOS

Prestação de Contas!

Os organizadores do show de prêmios realizado em beneficio as obras da capela de Santa Terezinha divulgaram o resultado arrecadado no evento.
TOTAL ARRECADADO
R$: 273,50
O valor foi entregue a tesoureira da capela, Sandra.
POR: Antonio Lasnor

SAÚDE É VIDA

SINUSITE: Como tratar?

Sinusite é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz. Estas deveriam comunicar-se com as fossas nasais sem impedimentos! São cavidades revestidas por uma mucosa que necessita ventilação para a manutenção da normalidade na região.
Após infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes, a mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Esta obstrução acarreta o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.
A doença pode gerar sensação de "peso na face", corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.
O tratamento é feito com analgésicos, medicamentos para melhorar a permeabilidade nasal e antibióticos específicos aos germes que forem encontrados na região. Trata-se com medicamentos antifúngicos as infecções fúngicas sinusais.
O cuidado com a saúde para se evitar as infecções virais e a manutenção da permeabilidade nasal durante essas viroses; o correto tratamento dos problemas alérgicos; a correção cirúrgica de eventuais desvios septais obstrutivos e/ou cornetos nasais obstrutivos podem prevenir as sinusites.
Quem vive em regiões frias ou com grandes variações climáticas ao longo dos dias ou meses, deve tomar cuidados mais intensos pela propensão maior da doença.
POR: Redação

COMUNIDADE MARCIAL CHINESA

O BOX DAS SOMBRAS

O Tai Chi Chuan ou Box das Sombras (como nós já vimos) é uma parte do Wushu que tem aproximadamente cinco mil anos de existência e começou com um monge shaolim chamado Chang San Feng que era mestre em diversas artes chinesas. Ele elaborou o estilo quando viu a luta de uma serpente com um grou e mas tarde o mestre Chen Wanting através dos escritos do mestre Chang San Feng idealizou o seu estilo no século XVII denominado Estilo CHEN.
Nos séculos seguintes apareceram quatro estilos de Tai Chi reconhecidos como tradicionais: o Chen, o Yang, o Sun, o Wun e o Wu-hao, derivados do CHen.
Todos os estilos de Tai Chi, nos tempos mais remotos, eram usados como defesa pessoal, por isso o nome Box das Sombras. Hoje já existem outros estilos de Tai Chi Chuan, mas esses já se denominam Não Tradicionais.

POR: João Luis – Sifu (professor)
Novo endereço da Escola Cristã
Leão do Oriente de Kung Fu
Rua Guilherme Bravo 191 (fundos) Cidade Nova – Três Rios/RJ - Aulas Manhã / Tarde / Noite
Tel: (24)22513561 (24) 88017865

NOTÍCIAS - BAIRRO SANTA TEREZINHA

Promessa não cumprida!


Em fevereiro do ano passado, o então prefeito Celso Jacob, marcou uma reunião com a comunidade de Santa Terezinha para tratar de um assunto polêmico. Segundo ele as turmas de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) não tinham número de alunos suficiente para continuar a mantê-las na Escola Municipal Maria das Graças Vieira. A reunião foi longa, foi difícil chegar a um acordo, mas depois de horas decidiu-se por deixar as turmas de 5ª e 6ª séries na escola de nosso bairro e a 7ª e 8ª seriam remanejadas para o Colégio Municipal Walter Francklin, e isso aconteceria todos os anos, segundo palavras do prefeito.
Mas à alguns dias várias mães procuraram JC para reclamar e solicitar o retorno das turmas para a escola de Santa Terezinha. Segundo elas, o que foi decidido na reunião não está sendo atendido, já que os alunos não serão remanejados para o colégio do centro da cidade por excesso de alunos no mesmo. “No Colégio Estadual Urbano Carlos de Almeida também não há vagas, e para onde irão nossos filhos?” – afirmou Marli Cordeiro, mãe de uma aluna da E.M. Maria das Graças Vieira. Ela informou ao JC que procurou vagas no colégio do centro da cidade, como foi decidido, e não há vagas, no colégio do bairro de Monte Castelo também não há vagas e ela está sem saber pra onde ir.
Segundo Dorinha, outra mãe, será realizado um abaixo-assinado para que as turmas voltem para a escola de Santa Terezinha. O JC espera que a promessa feita naquela reunião com o prefeito anterior, seja mantida pelo atual prefeito e o secretário de educação.

POR: Redação

É BOM SABER

MATERIAL PARA A MULTI-MISTURA!

Vamos participar da campanha para multi-mistura. Participe doando qualquer quantidade de material para a fabricação:
- farelo de trigo
- semente de abóbora
- semente de girassol
- fubá fino
- folha de mandioca
- folha de batata-doce
- farinha de trigo
E atenção para a próxima pesagem, no último sábado do mês, às 9 horas e 30 minutos, na Avenida Jorge da Costa Soares, 480, bairro Santa Terezinha.
POR: Luiz Mário – líder da pastoral na comunidade

FIQUE POR DENTRO

Inauguração do Espaço M


No dia 30 de julho, inaugurou no bairro Santa Terezinha um espaço para tratamento de beleza e capilar.
O Espaço “M”, das irmãs Mônica e Márcia, promete revolucionar o ramo de beleza na região. Em um ambiente espaçoso, iluminado e bem situado já vem atraindo a clientela local.
Por isso quando você tiver um evento, aniversário ou casamento, passe antes no Espaço “M”, Rua São Salvador, 128, bairro Santa Terezinha.

POR: Antonio Lasnor

NOSSA LÍNGUA

ORTOGRAFIA (parte II)

EMPREGO DAS LETRAS

a) Emprega-se a letra Z:
- em palavras derivadas de outras grafadas com Z.
Ex: juiz / ajuizado.
- em substantivos abstratos femininos, derivados de adjetivos.
Ex: flácido / flacidez
- nas terminações: -izar (verbos) e –ização (substantivos)
Ex: capitalizar / capitalização

b) Emprega-se a letra S:
- no sufixos –ês, -esa, -isa, -osa, -oso e -ense.
Ex: camponês / paraense, etc.
- em palavras derivadas de outras que têm S no fim do radical.
Ex: análise / analisar.
- em todas as formas do verbo QUERER e POR, que têm S.
Ex: quiseram / puseram.
- em substantivos derivados de verbos terminados em –nder ou -ndir.
Ex: pretender - pretensão / expandir - expansão.

c) Emprega-se a letra X:
- depois de ditongo.
Ex: ameixa.
- depois da sílaba inicial en.
Ex: enxame.
EXCEÇÃO: palavras derivadas de outras que tenham ch:
Ex: encharcar (de charco) enchente (de cheio)
- depois da sílaba me.
Ex: mexer / mexerico
EXCEÇÃO: mecha

POR: Nádia Dantas da Silva – E.M. Maria das Graças Vieira

FIQUE POR DENTRO

Pastoral da Criança trabalhando na comunidade!

A Pastoral da Criança vem desenvolvendo um trabalho muito importante no bairro Santa Terezinha.
Com quatro voluntários trabalhando intensamente já conseguiram cadastrar 86 famílias e 99 crianças menores de 6 anos. Dessas crianças 70 aumentaram de peso durante o mês e 14 tem menos de 1 ano. Realizando as pesagens mensalmente na casa do líder do movimento no bairro, Luiz Mário dos Santos, estão conseguindo levar a todos a importância de cuidar da saúde das crianças ainda cedo.
Eles também fabricam e distribuem a multi-mistura, mas segundo a voluntária, Sueli, é necessária ainda a colaboração de todos para que a mistura possa ser fabricada, assim foi lançada a campanha para arrecadar o material necessário e auxiliar nesse trabalho.
POR: Redação