Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

domingo, 11 de setembro de 2011

A VOZ DO CIDADÃO

QUALIDADE DE VIDA!


Quando se pensa em qualidade de vida, logo relacionamos saúde, educação, segurança, moradia d i g n a , um bom trabalho e lazer. O poeta já dizia: “a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte”. Se divertir, ter acesso a arte e ao lazer por muitos é colocado em segundo plano.


Estudos científicos mostram que quanto maior for o tempo dedicado ao lazer menor é o nível de stress, as pessoas se tornam mais satisfeitas e felizes. Mas, de que se caracteriza o lazer? Jogar um futebol com os amigos no fim de semana, pescar, assistir a shows, filmes, fazer uma caminhada na pracinha com os filhos.
Tudo isso é lazer. E nos serve como uma válvula anti-stress. 

Ops! Lembrei-me de uma coisa interessante. Dia desses fui dar um passeio pelos bairros de nossa cidade e pude testemunhar que não há uma localidade onde possa se dizer que esta é uma praça ou pracinha adequada a grandeza de nossa cidade, não existe jardins, não existem bancos, não existem quadras poliesportivas, não existem brinquedos infantis, não existem equipamentos para ginástica e musculação como barra fixa, tábua para abdominal entre outras, ou seja, não existe nada.

O que existe é o mato tomando conta de tudo, o vandalismo motivado principalmente pela falta de manutenção dos equipamentos que sobrevivem a ação do tempo, o que existe é um grande investimento setorizado em um ambiente central e um descaso com a população da periferia que é a grande maioria eleitoral.

Ainda dizempor aí que temos 120, 150 mil habitantes, que o resultado do Censo 2010 foi equivocado, ora uma cidade grande tem bairros fortes com jardins e praças bem cuidadas, ruas asfaltadas, tem abastecimento de água com regularidade, tem iluminação pública eficiente, pois não basta ter os fios, as lâmpadas e os postes tudo tem que funcionar.

Ano que vem teremos eleições e será que saberemos responder a esse descaso? Sinceramente espero que sim, acredito que apenas uma renovação total poderá surtir o efeito desejado por nós que vivemos e moramos em bairros que sempre gritaram por saúde, educação, segurança, moradia digna, um bom trabalho e a área de lazer tão sonhada. Assim algum dia alcançaremos a tão sonhada qualidade de vida. Lembrem-se! A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão, arte, enfim queremos qualidade de vida.

Amigos leitores mandem críticas ou sugestões da coluna através do e-mail ou através do blog do JC.  -  marcosignez@bol.com.br

Por: Marcos Paulo Ignez de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário