Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NOTÍCIAS - REGIÃO

RAIO "X" DAS CHUVAS DO INÍCIO DO ANO EM NOSSA REGIÃO.

FOTO: Janderson Honório
Nossa cidade viveu dias difíceis nesse início de ano. As fortes chuvas que atingiram Três Rios deixaram um rastro de lama, dor e preocupação. Vítimas não foram feitas, mas famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas após desmoronamentos e alagamentos.


Segundo a defesa civil, três bairros foram os mais atingidos, com famílias sendo encaminhadas para a secretaria de Promoção Social. Juntamente com os bairros de Vila Isabel e Caixa D´água, em nossa região, o bairro Santa Terezinha compõe a lista.

Com diversos pontos de alagamento e quedas de barreira, moradores do bairro passaram pelos 10 primeiros dias do ano apreensivos e com muito sofrimento. A Rua São Salvador foi a que teve mais famílias atingidas. Quedas de barreiras e áreas com risco eminente de queda ocasionaram a retirada de algumas famílias. Outro ponto crítico foi a beira da linha e a Rua São Cristóvão. Várias casas foram alagadas devido a cheia do córrego São Lourenço.

A entrada do bairro ficou em estado preocupante também. A falta de escoamento da água, e o despejo irregular das águas que vem da Estrada União Indústria, fez com que por algumas horas todo o bairro ficasse ilhado.

A rota do ônibus que atende o bairro também sofreu as conseqüências das chuvas. Duas das três ruas da parte mais alta do bairro (mutirão), estão interditadas. A queda de um muro na Rua B e uma rachadura com riscos de deslizamentos da Rua A, fizeram com que a população seja obrigada a subir um bom trecho a pé, para chegarem a suas casas, além do perigo de acidentes com moradores da localidade.

Mas todos os bairros da região sofreram. Em Monte Castelo a Rua Tupinambá (Populares), foi totalmente alagada por diversas vezes, e em diversos pontos houve deslizamentos de terra com interdições de casas. Na Avenida Antonio Teixeira Peçanha, um grande deslizamento cobriu toda a rua de lama e entulhos e ocasionou a interdição de algumas casas. Na Cidade Nova vários pontos também sofreram com deslizamentos de terra, com casas sendo atingidas. Claramente o problema possui dois culpados: a população e o poder público.

A população que ainda teima em jogar lixo em córregos e nos poucos bueiros que existem em nossas ruas. Campanhas são feitas, todos estão vendo o que vem acontecendo com o clima, mas mesmo assim teimam em achar que isso não tem nada a ver com a irresponsabilidade do lixo jogado em qualquer lugar.

E o poder público por não fiscalizar e muito menos investir em um sistema de escoamento decente e que seja capaz de atender ao crescimento de nossa cidade.  Para se ter uma idéia, em Santa Terezinha são muito poucas as ruas que possuem bueiros. Nas ruas A e B, mais atingidas, por exemplo, e que receberam asfalto a pouco mais de cinco anos, não possuem um bueiro se quer. O que também é o problema da Rua Niterói, pavimentada no ano passado e que possui apenas um bueiro.

É certo que muitos ainda pensam que obras que dão votos são obras que aparecem, mas o povo não é mais ignorante. Obras que apenas embelezam a cidade, não irão resolver o problema de nossa população. E ela sabe muito bem disso!

POR: Antonio Lasnor

Nenhum comentário:

Postar um comentário