Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

domingo, 31 de julho de 2011

A VOZ DO CIDADÃO

GENTILEZA GERA GENTILEZA!

Amigos leitores, por mais incrível que pareça este mês nossa coluna não irá tratar de nenhuma crítica política, não vamos abordar acertos ou erros dos governos tão pouco de nenhum poder seja ele Judiciário, Legislativo ou Executivo, de nenhuma esfera, Municipal, Federal ou mesmo Estadual. Nossa coluna este mês irá tratar de um assunto que pra mim é um problema social, a falta de gentileza e de educação.

É tão fácil ser educado e gentil! Mas, o que é gentileza? Gentileza é ser agradável, cortês, nobre, elegante entre outras coisas. Pode parecer difícil, porém é mais fácil do podemos imaginar. Para muitos ser gentil e educado é selecionar a quem se dedica a gentileza. Estas pessoas são gentis com o chefe, com o gerente do banco, com um amigo que tem maiores condições financeiras, ou seja, com pessoas que de alguma maneira parecem serem importantes.  Isto não é ser gentil. A maneira de ser gentil acontece normalmente no dia a dia, ao agradecer a moça do caixa do supermercado, ao frentista do posto de combustíveis, no bom dia ao outro.

Você tem sido gentil ultimamente? Responda rápido: você segura a porta do elevador para os outros? Cede seu lugar no ônibus para uma gestante ou alguém com criança de colo? Ou ignora tudo que se passa ao seu redor e entra correndo no elevador, ou mesmo finge que nem viu aquele barrigão. Olha se respondeu sim a todas estas questões já esta na hora de você rever sua conduta. A verdadeira gentileza é pensar um pouco mais no outro é se colocar no lugar dos outros antes de pensar em si próprio. Se você estender sua mão com um sorriso o outro também estenderá com grande sorriso. As pessoas se copiam e assim um ato hostil terá reflexos hostis.

Em nosso bairro podemos perceber diversos atos indelicados, convivemos com pessoas que lavam seus quintais e canis e jogam restos de comida e fezes na rua sabendo que vai incomodar um vizinho, também percebemos vidros em sacos de lixo sem nenhum aviso de cuidado ou atenção sem pensar em quem irá manusear aquela embalagem, temos visto vandalismo, invasões e tudo mais que contribui contra o bem estar social.

Um bom dia, um sorriso, um muito obrigado significam a mesma coisa com qualquer pessoa em qualquer situação e em qualquer lugar do mundo. É certo que vivemos uma nova época onde muitos valores foram esquecidos ou mesmo extintos, mas um pouco mais de gentileza pode e deve fazer parte do nosso dia a dia.

Amigos leitores mandem críticas ou sugestões da coluna através e-mail: marcosignez@bol.com.br.

Por: Marcos Paulo Ignez de Souza – Economista

Um comentário:

  1. Caro Amigo Marcos,

    Foi com muito prazer que pude conhecer este Blog.
    Com o privilégio de verificá-lo, pude perceber que é uma excelente ferramenta de exercício da Cidadania Brasileira, que trata de temas tão importantes da nossa Região, e que muitas das vezes são esquecidos pelos nossos Representantes Políticos.
    Este Jornal Eletrônico deve servir como base para que os Políticos não se esqueçam de que estamos atentos; e que assim, tenhamos sempre alguém lutando pelos nossos direitos.

    Mesmo que sejamos poucos, temos de continuar lutando, e fico muito feliz de saber que neste Mundo temos alguém como os senhores, do JC.
    Parabéns!

    Um Forte Abraço!
    Ciro Jorge.
    http://www.cirojorge.com.br

    ResponderExcluir