Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FIQUE POR DENTRO

SEU VEÍCULO ESTÁ DEVIDAMENTE LICENCIADO?

Vamos à resposta: O veículo para estar regularizado precisa estar devidamente registrado e licenciado. Estar registrado significa dizer que o proprietário do veículo novo compareceu ao órgão de transito (Detran) e providenciou a entrega da documentação exigida e por conseqüência a colocação das placas. No ano seguinte não será necessário registrar o veículo, mas somente licenciá-lo.

Para licenciar o veículo, o proprietário precisa pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro obrigatório (DPVAT) e as taxas para que possa agendar e fazer a vistoria do veículo, recebendo um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Dessa forma, os veículos com final da placa 0 até 5 já devem estar de posse do CRLV 2010 e com final de placa de 6 a 9 devem ter pago o IPVA 2010 e estar de posse do CRLV 2009, observando a tabela abaixo que diz a partir de quando será necessário portar o CRLV 2010.

Calendário de Vistoria - 2010 (Fonte: Detran/RJ)
Final da placa do veículo - Período para o licenciamento

6 e 7 - até 31/10/2010

8 e 9 - até 30/11/2010

É importante lembrar que a tabela do DETRAN/RJ é válida somente para os veículos emplacados no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Resolução nº 110, de 24 de fevereiro de 2000 do CONTRAN. O prazo final para licenciamento de veículos pertencentes a outras unidades da federação é a seguinte: Final da placa 1 e 2, até setembro; 3,4 e 5 até outubro; 6, 7 e 8 até novembro; 9 e 0 até dezembro.

Vale a pena cuidar do licenciamento de seu veículo para não ser surpreendido com multa gravíssima, pontuação na carteira, remoção e apreensão do veículo. Boa viagem!
Por: Nilcelio Sá – Policial Rodoviário Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário