CONHECENDO OS 5 S!
Olá leitores do JC! Meu nome é Jaqueline Santos e vamos nos encontrar sempre daqui para frente nesta nova jornada em prol da nossa CONSCIENTIZAÇÃO!
Vou apresentar para vocês o 5S. O 5S não é só uma ferramenta de trabalho, ele é uma filosofia de vida, que bem aplicada melhora o ambiente em que vivemos, seja em casa, no trabalho, no bairro, na natureza, enfim em todos os lugares, mas principalmente em nós mesmo!
Para praticarmos o 5S precisamos acreditar que podemos mudar e melhorar nossos pensamentos e atitudes, para isso vou ajudá-los com o método, mas os resultados depende do querer, da persistência e paciência de cada um de vocês ok?!
Para falar da origem do 5S, preciso citar um pouco da história do Japão. Geralmente associamos a palavra qualidade e similares a símbolos japoneses, e isso se dá exatamente pelo fato de o Japão ter sido o grande disseminador da qualidade para o mundo.
A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada.
Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações. No Brasil, tudo começou em 1991. O ramo empresarial foi um dos primeiros a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade. Vamos ver quais são os 5S.
Seiri Senso de Utilização – Vamos separar o útil do inútil, descartar o que não for útil e reciclar o que puder.
Seiton Senso de Ordenação – Vamos destinar lugar para as coisas e identificá-las para facilitar nosso dia-a- dia.
Seisou Senso de Limpeza – Vamos manter tudo limpo. O importante é não sujar, sujou limpou!
Seiketsu Senso de Saúde – Vamos cuidar do nosso corpo e mente, eles são nosso maior patrimônio.
Shitsuke Senso de Autodisciplina – É a pratica de todos os sensos e a divulgação do 5S para todos!
No próximo mês vamos detalhar o SENSO DE UTILIZAÇÃO, enquanto isso divirtam-se, com uma super dica artesanal que você encontra a seguir:
-------------------------------------------
Como fazer uma luminária com colheres de plástico
A idéia é simples, tem um resultado incrível é ecologicamente correta. Que tal tentar?
Sobraram colheres descartáveis daquele festão que rolou na sua casa? Dá para transformá-las em uma luminária bem estilosa. Como? Você só precisa de um garrafão de plástico vazio – aquele de cinco litros de água mineral – algumas colheres e um pouco de paciência para “quebrar” o cabo delas e aplicá-las na garrafa de plástico assim:
FOTO (1) - Limpe as colheres. Retire o cabo de cada umas usando para isso uma faca ou uma tesoura (cuidado com as mãos!).
FOTO (2) - Pegue uma garrafa vazia e corte a sua base em formato circular, usando um estilete.
FOTO (3) - Comece a colar as colheres em volta da garrafa como na foto abaixo
FOTO (4) - Caso queira dar uma acabamento na parte superior de sua luminária, cole as colheres fazendo um arranjo circular, como mostra a foto a seguir, e posicione-o no topo da garrafa.
FOTO (5) - Feito! Olha só o visual!
Observação: O corte na parte superior do gargalo é importante para garantir o fluxo de ar dentro da luminária. Assim, enquanto a luz estiver acesa, o calor emitido por ela não derreterá a cola e a decoração será mantida por muito mais tempo. Utilize a lâmpada fluorescente.
POR: Jaqueline Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário