Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

terça-feira, 28 de junho de 2011

A VOZ DO CIDADÃO

NOSSA ÁGUA.

Amigos leitores, neste novo encontro vamos debater sobre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Três Rios (SAAETRI). O SAAETRI é uma autarquia municipal criada em 1967 para prestar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em nosso município. O sistema atende aproximadamente 30.000 domicílios.
O SAAETRI (como está escrito em sua página na web) prega à proteção e preservação do meio ambiente, o cuidado e a valorização dos recursos hídricos, mas principalmente tenta promover a conscientização e a educação da população quanto ao uso racional da água. Como disse, a autarquia TENTA conscientizar a população, pois a própria autarquia mostra-se inconsciente e inconseqüente pela demora em atender as urgências o que acaba acarretando em. Digo isso, pois vivi uma situação que vai de encontro ao texto.
Na sexta-feira dia 20 de maio, pela manhã fui ao SAAETRI e fiz o primeiro pedido de socorro para um conserto de vazamento do hidrômetro de minha casa. Pois bem, nada aconteceu. Na segunda feira, dia 23 reiterei o pedido e nada aconteceu, mas o vazamento continuava e aumentava a cada dia. Retornei ao SAAETRI por mais duas vezes e apenas recebia a promessa da resolução do meu problema o que aconteceu no dia 26 de maio uma quinta-feira à tarde após minha mãe também fazer a mesma reclamação.
A autarquia carece de novos investimentos principalmente com relação a reservatórios e estações para o tratamento de esgoto, o abastecimento em locais de relevo com aclive acentuado é insuficiente. Nossa cidade cresce e se desenvolve, porém nossas instituições não acompanham o ritmo de crescimento da cidade, urge a necessidade de um plano de ampliação dos serviços em nosso município. Não podemos passar por um novo período de desabastecimento assim como ano passado quando toda a cidade passou por um período de desabastecimento em função de não existir reservatórios.
Em suma, o que fica é uma crítica construtiva de quem se preocupa com o futuro dos recursos hídricos, com o futuro da nossa cidade e o alerta para que aproveitemos este momento de expansão para investir em nossas instituições nos preparando ainda melhor para o futuro grandioso que nos espera. 

Amigos leitores mandem críticas ou sugestões da coluna através e-mail: marcosignez@bol.com.br.
Por: Marcos Paulo Ignez de Souza – Economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário