Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

terça-feira, 13 de julho de 2010

COISAS DE MOMENTO!

SINAIS DA ESTAÇÃO!

No final de junho ele chegou. Quer dizer, oficialmente ele chegou no final de junho, mas antes disso já havia gente sentindo sua presença e, em alguns casos, seu incômodo. Falo do inverno. No calendário ele apareceu no dia 21, mas o frio já aparecia bem antes dessa data. Blusas de manga longa, sobretudo, moletons, gorros e cachecóis, tudo apareceu. Uns amam o frio, outros odeiam. O inverno chegou antes do inverno chegar. Confuso? Um pouco.
Mas a vida já é tão confusa sempre. É simples, mas confusa. Uma temperatura mais baixa, um vento mais gelado, sinais de que o inverno está chegando. Caso você consiga entender que aquele frio diz que o inverno está chegando, tudo bem. Caso contrário... Favor prestar mais atenção.
O céu escureceu durante o dia? É sinal de que pode chover. Sua mãe te chamou aos berros? É sinal de que você, criança adorada, aprontou. O sino da igreja bateu no final da tarde? São exatamente dezoito horas. Acabou o dinheiro? Fácil: as contas chegaram, tudo foi pago, o mês está apenas começando e você terá que, mais uma vez, se virar para sobreviver. Seríamos nós um pouco bruxos, profetas, videntes do futuro? Talvez. Isso se prestarmos atenção. Essa antecipação dos fatos traz benefícios. Se você sabe que vai chover, levará uma sombrinha; se sua mãe, criança linda, descobriu sua travessura, você ainda vai ter tempo de inventar alguma coisa até chegar em casa; se você já sabe que o dinheiro vai acabar, pode, antes dele acabar, fazer contas, cortar gastos e já prever como será o mês.
Uma dor de rins na hora certa é um aviso. Alguma coisa está errada, procure um médico e ganhe mais tempo de vida. O coração bateu forte por alguém e aquele sorriso que recebeu como resposta era tudo o que precisava. Vá em frente, seu amor chegou. Uma rachadura na parede da sala. Chamou a defesa civil e descobriu que na próxima chuva sua casa não mais ali estaria. Pequenas observações que trazem novas notícias, que trazem uma chance de prever o futuro ou até mesmo mudá-lo.
Pergunto então: não seria melhor prever que umas palavras em tom de voz exaltado dirigidas a alguém poderiam não aparecer desse jeito e a situação ser melhor resolvida? Não seria melhor entender que seu cigarro pode te matar e parar de fumar? Não seria melhor prever que, se você não dá atenção aos seus filhos quando eles precisam, eles poderão ter certeza que não precisam de você? “E tudo que eu criar pra mim, vai me abraçar de novo semana que vem”, diz uma música. Criem então coisas boas para que a previsão do tempo seja favorável. Do seu tempo. E só para os senhores saberem, a previsão do seu futuro pode estar diretamente ligada ao futuro de outros tantos...
A vida pode ser do jeito que você quiser. Mas seja bruxo o suficiente para saber o que fazer, como fazer, quando fazer. Seja vidente para enxergar longe o que você planta hoje. É difícil? Sim. Então você diz “mas no começo eu li que é simples...”. Sim, é simples. E é difícil. Mas simples. Só um pouco confuso... Coisa da estação.
POR: Fred Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário