Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A VOZ DO CIDADÃO


CHUVAS DE VERÃO
Amigos leitores, em nossa primeira coluna do ano, trataremos de um problema que só é lembrado quando chega a época das grandes chuvas. Todos os anos muitas famílias sofrem com os problemas causados pelas enchentes que ocorrem devido as grandes chuvas de verão. 

Recentemente vimos através dos meios de comunicação a tragédia que aconteceu na região serrana do nosso estado, mais precisamente em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo sendo esta última, a cidade que mais sofreu com as chuvas de verão. Trata-se de uma tragédia anunciada, não como o Morro do Bumba em Niterói que foi um bairro erguido sobre um antigo lixão, mas eram residências construídas em locais de risco. Centenas de casas foram destruídas, diversas pessoas perderam a vida tão próximo a nossa cidade. O que restou para as vítimas que sobreviveram é um sentimento de recomeço, de refazer a vida de outra forma longe do perigo das encostas ou dos rios que cortam estas regiões.
A falta de planejamento e a omissão das autoridades competentes têm por conseqüência construções em encostas e áreas de risco, crescimento dos aglomerados subnormais que potencializam o aumento nos índices de violência e pobreza, sem falar da saúde pública. 

Em uma cidade em expansão como a nossa não podemos deixar que este tipo de situação aconteça. O poder público municipal poderia aumentar o efetivo de fiscais e tratar com rigor a questão das ocupações e construções irregulares. Estar presente nas periferias através de vistorias constantes e de um planejamento de ocupação e expansão dos bairros deve ser prioridade da agenda municipal. Os poderes executivo, legislativo e judiciário devem se associar à sociedade civil e viabilizar projetos habitacionais e de urbanização dos bairros sem o preocupante desmatamento. 

Estamos convictos que o bom senso e a capacidade administrativa do prefeito que sempre se mostrou solícito e preocupado com as questões referentes ao bem estar da população irá concentrar um maior esforço da máquina pública para sanar os possíveis problemas. O debate acerca de uma política de urbanização dos bairros da nossa cidade faz-se necessário em um momento tão crucial para nossa cidade haja vista o bom momento econômico que vivemos. Ficamos na esperança que esta coluna chegue aos olhos dos nossos governantes e que sirva de inspiração para a tomada de novas decisões e que Deus ilumine o caminho de todos nós neste novo ano.
E-mail para sugestões: marcosignez@bol.com.br
Por: Marcos Paulo Ignez de Souza - Economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário