Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

sábado, 30 de junho de 2012

A VOZ DO CIDADÃO.


MANIFESTAÇÕES...

A data de 25 de maio é reconhecida em todo país como Dia da Liberdade de Impostos. Esta data foi criada para protestar contra a alta carga tributária nacional e a pouca transparência na aplicação dos recursos públicos.


Todos nós quando pagamos uma conta de energia elétrica, quando adquirimos um botijão de gás, quando compramos qualquer serviço ou produto em seu preço estão embutidos alguns impostos. Fazendo um comparativo o brasileiro trabalha cerca de 150 dias por ano apenas para pagar impostos enquanto que no Chile são 97 dias, na Argentina 101 e nos EUA 102 dias segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

O Sistema Tributário Brasileiro é composto por mais de 60 tributos Federais, Estaduais e Municipais. Tudo um grande exagero! Pagamos taxas disso, daquilo, contribuições sobre isso, sobre aquilo, IPTU, IPVA, ICMS, entre outros.  Mesmo arrecadando até o dia 31 de maio mais de 600 bilhões de reais recebemos em contrapartida uma saúde doente, educação e segurança ineficientes, mas principalmente financiamos auxílio paletó, três meses de férias, carro com motorista, passagens aéreas, regalias a deputados e senadores.

Manifestações em todo o país marcaram esta data. Adesivos em carros, distribuição de panfletos informativos, passeatas, coleta de assinaturas, comercialização de produtos com preço sem incidência de impostos, a gasolina, por exemplo, em alguns postos participantes foi vendida a R$ 1,77 por litro. Nossa região não ficou fora deste debate. Em nossa cidade tivemos manifestação no Calçadão da Rua Prefeito Walter Francklin quando foi colhido assinaturas em um abaixo assinado em sinal de protesto.

Todo tipo de manifestação organizada é bem vinda, porém precisamos qualificar a composição das Casas Políticas de todo país. Este ano teremos a oportunidade de começar um grande movimento de mudança em nossas cidades. Três Rios não é mais a mesma cidade e não precisa mais dos mesmos políticos, é hora de renovar. Renove seus pensamentos. Renove as Casas Políticas de nossa cidade, manifeste-se, pois aqui começa a mudança.

Amigos leitores mandem críticas ou sugestões da coluna através do e-mail marcosignez@bol.com.br ou através do blog do JC.

Por: Marcos Paulo Ignez de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário