Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

sábado, 11 de dezembro de 2010

SAÚDE É VIDA!


UMA DOENÇA CHAMADA LEISHMANIOSE!

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas que invadem e se reproduzem nas células.
Esta doença pode se manifestar de duas formas: leishmaniose tegumentar ou cutânea, caracterizada por lesões na pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta (esta forma é conhecida como “ferida brava”), e a leishmaniose visceral ou calazar, uma doença sistêmica, pois afeta vários órgãos, sendo que os mais acometidos são o fígado, baço e medula óssea.
Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que, dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas.
Os sintomas variam! No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando. Há também a possibilidade de sua manifestação se dar através de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço.
A melhor forma de se prevenir contra esta doença é evitar residir ou tomar banhos em rio próximo a mata, e sempre utilizar repelentes. Caso infectado, você deve procurar um médico, Já que o tratamento inadequado pode levar o óbito.         
POR: Antonio Lasnor

Nenhum comentário:

Postar um comentário