Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

COISAS DE MOMENTO


“Amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar...”
 
“Amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar...” , diz a canção sertaneja cantada por 9 em cada 10 artistas do gênero. Bem, se muitos fazem isso, é porque bom deve ser. O ano acabando e a sugestão é simples: vamos pegar a sacola, colocar o que quiser e decidir se jogamos fora ou levamos pra viajar por mais um ano. Na sacola cabe tudo, um brinco que você ganhou no aniversário ou a presidenta Dilma, não interessa o tamanho. Coloque o que te fez bem durante esse ano e leve contigo para o amanhecer dos dias de 2011. Coloque beijos, abraços, seu filho que nasceu, o time que ganhou, o almoço de domingo, o último momento com seu avô. Coloque na sacola sua viola, seu pandeiro, seu chocalho, seu baralho, o bicho de pelúcia, a bicicleta velha e quebrada que você ama, a boneca, o desenho, a pantufa, o cobertor que te esquentou, a pessoa que também te esquenta.  Se sua ideia é deixar a sacola, coloque aquela discussão do terceiro dia do ano que teve com seu vizinho, ponha a dor de perder, coloque suas drogas, seu medo de arriscar, o tapa que levou, seus dias adoentado, seu emprego que partiu.
Lembre-se, você tem uma sacola apenas, a decisão de levar ou não e o que colocar é toda sua. Seus amores continuarão? Sua família ficará? A força que tem, segue ou para por aqui? Chegada de um novo ano sempre tem as promessas de coisas novas, sempre boas e a vontade de esquecer o que não foi bom. Se você não é assim, se quer carregar sempre suas dores e lamentar sem parar, se vê que no próximo ano nada pode melhorar, não tem sonhos, planos ou a simples vontade de não levar um sorriso que te deram, um sutil conselho: não fique perto dos sonhadores. Se puder, isole-se no alto da montanha. Ou, quem sabe, se jogue de lá. Provavelmente alguém já te colocou numa sacola que ficará esquecida nesse ano. Mas se tua vontade é sonhar e ter esperança, a mínima que seja, por mais impossível que pareça... Ah, ande logo com essa sacola, coloque tudo nela. Aliás, se você é assim, creio que não usará a sacola como um lixo para o que aconteceu, mas sim para levar o que poderá te ajudar. Se leva a sacola com coisas boas, logo as ruins desaparecem.
Está amanhecendo, pegue logo a viola da sua vida, podem ser violinos ou violões, gaitas ou trombones, não importa o barulho que tenha feito nesse ano, coloque na sua sacola, espere pelos fogos e a contagem regressiva, pelas roupas brancas, calcinhas vermelhas e cuecas novas, orações a Deus ou velas a Iemanjá. À meia noite do último dia do mês sua viagem começa.
Da música de Renato Teixeira, seus últimos versos: “Anoiteceu e eu voltei pra casa, que o dia foi longo e o sol quer descansar...”. Quando 2011 anoitecer, veja se sua sacola te ajudou e já pode descansar mais. E arrume logo outra sacola.                                         
 Por: Fred Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário