Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A VOZ DO CIDADÃO

DIFERENÇAS ENTRE TRABALHADORES!

Amigo leitor, este mês em nossa coluna vai falar sobre o trabalho e os trabalhadores, as diferenças e o preconceito sofrido pelos empregados. Muitos empregadores exercem certo tipo de preconceito com relação à idade, sexo, se jovem ou velho e de forma simplificada podemos perceber o porquê desse tipo de tratamento. De onde vêm essas diferenças.
Os mais jovens, por exemplo, em grande maioria estão em empregos de baixos salários que com freqüência são um pouco mais atraentes do que o desemprego, ou seja, melhor trabalhar ganhando pouco que ficar sem trabalhar. Jovens trabalhadores têm pouca experiência e geralmente são os primeiros a serem despedidos quando a empresa decide reduzir sua força de trabalho. Assim, os jovens costumam alternar entre emprego, desemprego.
Os homens e mulheres de meia idade, ao contrario, tendem a manter seus empregos, porque estes são normalmente melhores e porque as responsabilidades familiares tornam muito mais difícil deixar um emprego em troca de outro melhor.
Os trabalhadores não qualificados, seja qual for a idade, normalmente têm taxas de desemprego maiores e o mesmo acontece com os segmentos sociais marginalizados. Em nossa cidade as coisas não são diferentes. Por isso, existe a necessidade de uma constante busca pelo aperfeiçoamento da mão-de-obra. Atribui-se o sucesso no mercado de trabalho aos anos dedicados a escola, a atualização da formação do trabalhador.
Em nossa região muitas empresas se instalaram e criaram muitas vagas, porém, os melhores cargos em grande maioria ainda não são ocupados por pessoas da nossa região, ainda existe a falta de qualificação de mão-de-obra, porém, tanto quanto a falta de qualificação existe a desconfiança em nossa gente.
E-mail para sugestões: marcosignez@bol.com.br
Por: Marcos Paulo Ignez de Souza - Economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário