Confira as fotos dos eventos regionais no blog IMAGINIDADE! Clique aqui e deixe sua 'imaginidade' fuir...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

SAÚDE É VIDA!

Cuidado...

Com o verão, os casos de diarréia e vômito têm aumentado significativamente. A maioria das pessoas que procuram o pronto-atendimento tem a mesma queixa.

Segundo especialistas, as prováveis causas são a contaminação da água e ingestão de alimentos estragados ou mal lavados. O risco maior é a desidratação, que, se não for tratada adequadamente, pode levar à morte. Caso a pessoa apresente vômito e diarréia, sem conseguir ingerir líquidos e se alimentar deve procurar um pronto-socorro. É comum haver um aumento dos casos do verão por causa das condições climáticas que propiciam a proliferação de microorganismos nos alimentos, além da circulação dos mesmos no ar e nas águas. É importante manter a higiene durante o manuseio dos alimentos, lavar as mãos com água e sabão e usar água potável no preparo das refeições e bebidas.

Na diarréia ocorre um aumento no número das evacuações e/ou alteração na consistência das fezes. Tem início súbito e com duração inferior a três semanas, durando em média entre 3 e 5 dias. Pode ser provocada pelo consumo ou exposição à água não tratada e contaminada, má higienização das mãos antes e depois de atividades diárias e consumo de alimentos contaminados. Os sintomas são: desconforto abdominal, cólica, estufamento, gases, mal-estar, aumento no número de evacuações – com diminuição da consistência das fezes – náuseas e vômito.

Para prevenir a diarréia aguda, beba somente água filtrada ou fervida e consuma alimentos produzidos em locais limpos. Conserve a comida sempre em local refrigerado, embalada e livre de animais e insetos. Alimentos crus ou a mal cozidos também devem ser evitados e o ambiente doméstico e de trabalho devem estar limpos.

Para quem já estiver com diarréia, ingira muitos líquidos e mantenha a alimentação leve. Caso o vômito e a diarréia persistam ou se agravem, procure um médico ou pronto-socorro. Não utilize medicamentos antidiarreicos e/ou antibióticos sem orientação médica. Lave as mãos antes e depois de qualquer atividade, especialmente após a utilização do sanitário. Além disso, intensifique a higiene do ambiente com uso de produtos com cloro.

POR: Lívia Ramos Coelho

Enfermeira do PSF de Santa Terezinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário